quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dieta cetogênica e Hipertrofia!


O que é:
   
   Ela é uma dieta onde se eliminam os carboidratos que consumimos no dia a dia: arroz, pão, massa e todos os outros. Assim ela desvia a busca de energia nos carboidratos para a gordura. Este processo chamamos de cetose onde o corpo busca energia na gordura ao invés de buscar nos carboidratos. Desta forma, o organismo busca energia no próprio corpo, ou melhor, na gordura e emagrece. Ou para nós no fisiculturismo define! O emagrecimento se dá de forma mais rápida nesta dieta. Foi também comprovado pela ciência que pacientes com epilepsia são beneficiados nesta dieta pelo fato de diminuírem as convulsões, levando-os a estabilidade cerebral. Ela é contra indicada para pacientes acima de 65 anos, pacientes com problemas cardiovasculares ou cerebrovasculares, pacientes com problemas renais ou insuficiência renal; ou ainda pacientes em tratamento com cortisona (o que não é nosso caso, no fisiculturismo, hehe).



Nutrientes que comportam a dieta:

- Carnes em geral: Aves, peixes, carnes vermelhas, porco e outras.
-Presunto, linguiça, salsicha, embutidos (no entanto para os fisiculturistas estes alimentos devem ser pouco ou quase nada consumidos devido à queda na testosterona provocada pela ingestão de carnes processadas, a menos que haja um reforço hormonal);
-Azeite, óleo, manteigas; gelatinas e chás (tudo sem açúcar é claro); amêndoas em geral, azeitonas, ovos...



A Dieta:

   Deve se eliminar quaisquer alimentos que contenha carboidratos, tanto de baixo, médio ou alto índice glicêmico: Refrigerantes, açúcares, frutas, mel, alimentos com dextrose ou maltodextrina, waxy maize ou doces de qualquer tipo etc... É claro que nesta dieta se perde força para treinar, ou melhor dizendo, a força diminui, pois como sabemos os carbos são fontes primárias para obtenção de energia e força. Existe uma variação nesta dieta que é o que chamamos de dieta cetogênica cíclica, onde se faz de tempo em tempo um pequeno ciclo de carbos para carregar as células de glicogênio sobretudo para quem faz exercícios. O ciclo pode ser composto de cinco dias de proteína, gordura e fibras (pois o corpo leva três dias para entrar ou sair da cetose), depois dois dias de pouca gordura, proteína, fibras e muito carboidrato como arroz integral, macarrão integral, frutas e outros exceto doces e açúcares.




   A dieta cetogênica deve conter uma alimentação de: 60 a 75% de calorias originadas de gorduras; 20%, no máximo, de calorias provenientes de proteínas; 15%, no máximo, de carboidratos, porém, os carboidratos devem ser de baixo índice glicêmico, justamente para evitar a elevação dos níveis de glicose no sangue. Para a turma que curte puxar um ferro nesta alimentação é interessante que haja uma suplementação com BCAAs para evitar, o quanto possível, a  perda de massa muscular uma vez que os BCAAs e, sobretudo a Leucina ajudam para que o corpo se mantenha em estado anabólico por mais tempo. Boa dieta!!!

Um comentário: