terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Terror do Cortisol!!!

  
   Como se sabe, o cortisol é um hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse. Com a liberação deste hormônio, sobrevém alguns males, sobretudo para nós que trabalhamos no ganho de massa muscular: a síntese de proteínas por exemplo é reduzida, pois o cortisol busca outra formas de obter a glicose quando ela não é suficiente para as funções orgânicas. Este processo ocorre em situações críticas: jejum, fome e exercícios intensos. Assim, através da ação do cortisol os músculos são degradados em busca de aminoácidos para criar açúcar através mecanismo chamado de gluconeogenese! Assim é evidente que quando o cortisol opera a quebra de tecido muscular é porque o organismo já não está realizando a síntese proteica. Esta quebra do tecido muscular é o que chamamos de catabolismo.
   


   Agora sabemos porque o cortisol é tão temido entre os fisiculturistas. Sabe-se por pesquisas que se após o treino com pesos este hormônio não for controlado ele tende a subir na média de cinquenta por cento!!! No entanto não são apenas nestes momentos que o cortisol entra em ação... Este hormônio é também descrito como hormônio da barriga pois sua ação tem grande impacto sobre a gordura visceral. Para eliminar este problema basta emagrecer! Outra forma de ele agir é no estresse. O que não é raro no cotidiano do homem moderno... Por exemplo, quem não se incomoda no trabalho ou na faculdade em períodos de provas sobretudo, situações financeiras ou familiares?
  



   Stephen Passaro, em 2006 fez uma análise entre indivíduos que treinava com pesos apenas bebendo água, outro apenas carboidratos, um utilizando apenas aminoácidos e o último se alimentando com aminoácidos e carboidratos. A resposta foi evidente. Os que bebiam apenas água mostraram uma degradação muscular durante 48 horas, os que se alimentavam com aminoácidos ou só com carboidratos não tiveram alterações e os demais treinadores que se nutriam com aminoácidos e carboidratos não só não foram atingidos pelo cortisol como tiveram aumento de massa muscular no decorrer das semanas seguintes duas vezes mais que os demais.
   É claro que existem ainda outros problemas que o cortisol pode acarretar independente de nosso preparo físico ou tempo de treino... Mas de que forma devemos olhar para o combate contra o cortisol? Devemos comtemplar este duelo no total de nosso ritmo de vida: sono, alimentação nos momentos adequados, evitar situações de estresse. E saber que este duelo se dá a longo prazo...

Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário