quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Emagrecer – Definir




   Quando falamos em definir ou emagrecer, devemos levar em conta muitos fatores: ritmo de vida, metabolismo, gasto calórico etc... No entanto, quando tocamos neste assunto não podemos deixar de tocar num aspecto fundamental: o índice glicêmico! Índice glicêmico tem a ver com a velocidade e a quantidade com que as células de glicose dos alimentos entram na corrente sanguínea. Em outras palavras é o que chamamos de nível de açúcar no sangue, ou glicemia... Quanto mais rápido os carboidratos entrarem no organismo maior será a liberação de insulina pelo pâncreas.
   Existe uma escala, baseada em porcentagens, que índica a classificação glicêmica, ou índice glicêmico de cada alimento. Podemos dividir a carga glicêmica em três categorias. Deixo alguns exemplos conforme estudos da Universidade de Sydney:

55 índice glicêmico baixo; (ex. Batata Doce, maçã...)

55-70 índice glicêmico moderado ou médio; (ex. Banana...)

70 em diante índice glicêmico alto; (ex. Pão branco, arroz branco...)
  



   Desta forma, alimentos de baixo índice glicêmico tem pouca resposta a insulina, oposto aos de alto índice. Como se sabe a insulina é um hormônio capaz de transportar o açúcar para dentro das células dos músculos. A glicose é armazenada em forma de glicogênio nos músculos e no fígado para quando o organismo precisar de energia. O excesso desse depósito acarreta no que chamamos de ácidos gordurosos ou gordura e triglicerídeos. Na persistência da ingestão de carboidratos de alto índice glicêmico o organismo começa a resistir à insulina uma vez que ela é produzida cada vez mais.
   A partir destes conceitos devemos montar em nosso dia a dia estratégias para o consumo dos tipos de carboidratos. Num período como pós-treino, por exemplo, é interessante o consumo de carboidratos de alto índice glicêmico. Já no decorrer do dia é oportuno o consumo dos carbos de baixo índice glicêmico para evitarmos o acúmulo de gordura e evitarmos também a resistência à insulina. Diabéticos por exemplo, devem estar atentos ao índice glicêmico... Consumir um pão no pós treino é razoável, mas nos outros momentos esta prática é "perigosa" para quem quer definir ou emagrecer...

Referências:



Nenhum comentário:

Postar um comentário