segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Aveia vs Hipertrofia

  


   Apenas três colheres de aveia por dia bastam para controlar o colesterol e manter as taxas de glicose no sangue sob controle. Além de fortalecer o sistema imunológico e colocar em fuga os tumores.  A aveia foi um dos primeiros alimentos em ganhar o título de funcional. Além de fornecer substâncias essenciais ao organismo ela é capaz de prevenir muitas doenças.



   Entre seus vários nutrientes um deles se destaca de modo especial: Uma fibra chamada Betaglucana, que depois de fermentar no organismo é responsável pela criação de moléculas que combatem microrganismos nocivos e também reduz o colesterol dentre outros benefícios. A Universidade de Iowa nos Estados Unidos concedeu a aveia o título de amiga das artérias, pelo fato de constatar a eficiência desta fibra no combate ao colesterol. Pois ela não apenas inibe a produção do colesterol, mas proporciona a diminuição da absorção da gordura pelo organismo, além de combater os microrganismos nocivos ao organismo.




Outros Benefícios

   A aveia ajuda conservar e regular os níveis de açúcar no sangue. Ou seja, ela ajuda a não sobrecarregar a insulina nem a glicose no sangue. Assim esta fibra permite com que a glicose seja absorvida de forma mais lenta regulando assim a liberação de insulina. Fato este fundamental para quem deseja emagrecer, definir ou criar massa muscular restando apenas o controle da quantidade a ser consumida de acordo com sua meta. Ela também é grande aliada para quem tem diabetes tipo 2, uma vez que ela diminui os picos de insulina. E para quem quer perder peso ela é forte aliada, pois previne picos de fome pela lenta liberação de glicose.




  Além de combater a obesidade e diabetes, as Betaglucanas auxiliam no sistema imunológico, diminuindo infecções, e evitando processos inflamatórios que dão  origem a muitas doenças. Além do que na aveia são encontradas vitaminas e minerais antioxidantes. Outras funções da aveia: prevenção de tumores anulando seus efeitos; foi comprovada também aqui no Brasil sua ação protetora ao nosso material genético. Age como protetor do DNA evitando mutações ou modificações. É bom ressaltar a presença do glúten na aveia sobretudo para aqueles que não podem consumir esta substância.

Versões

Farelo: É oriunda da camada externa do grão, por isso possui mais fibras Betaglucanas: nove gramas de Betaglucana para cem gramas do farelo! Pode ser usado em sucos, pães, biscoitos etc. É muito usada pelo pessoal que quer definir ou emagrecer devido a baixa concentração de carboidratos.




Farinha: É obtida da parte interna do grão, por isso contém menos fibras. É muito usada para fazer pães, panquecas, bolos etc. É uma boa alternativa usá-la em vez de trigo, embora ambos tenham um bom teor de glúten.



Flocos: É o grão prensado integralmente. Assim conserva seus principais nutrientes. Pode ser usados em saladas de frutas, iogurtes, sopas etc. Os flocos finos por sua vez são submetidos à moagem. 




Substâncias:
-Fibras: solúveis (ricas em Betaglucanas); e insolúveis responsáveis pela consistência do bolo fecal;
-Vitaminas: Ela é rica em vitaminas do complexo B – Niacina (B3), Tiamina (B1). Além disso, possui vitamina E com seu forte papel antioxidante combatendo assim os radicais livres;

-Minerais: Zinco, antioxidante; Silício responsável pela firmeza e elasticidade da pele dentre outras funções; Outros Selênio, Ferro, Magnésio, Fósforo e Cobre...


Nenhum comentário:

Postar um comentário